RECEITAS, CULINÁRIA

AQUI ENCONTRA UMA GRANDE VARIEDADE DE RECEITAS PORTUGUESAS E NÃO SÓ.EXPERIMENTE OS SABORES TRADICIONAIS E OUSE DESCOBRIR OUTROS SABORES

quarta-feira, 10 de março de 2010

Peixe frito

Ingredientes:

1200 gr de peixe espada
250 gr de óleo
45 gr de sal
1800 gr de sardinha
350 gr de óleo de palma

Preparação:

O peixe frito, quer seja preparado com óleo de palma ou com outro óleo, é sempre designado por mbiji iokange.
Para fritarem o peixe lavam-no bem lavado numa lata ou bacia com água salgada (também pode ser com água doce, mas ordinariamente é com água do mar, por ser mais acessível a sua obtenção).
Escamam-no com a faca, abrem-no pelo lado ventral e limpam bem as vísceras, operação que fazem com a mão. Voltam a lavar o peixe. Salgam-no com pouco sal e deixam-no encima de uma tábua, a qual dão um pouco de inclinação para escorrer a água, ficando o peixe exposto ao ar durante um tempo para secar, e desse modo, não necessitar de tanto óleo aquando da sua fritura.
Numa lata de pequena profundidade ou numa frigideira, deitam óleo de palma e quando este está bem quente, começam a frigir o peixe que só é retirado quando apresentar um aspecto levemente alourado.


Molho de escabeche

Ingredientes:

100 gr de cebola
20 gr de vinagre
1 folha de louro

Preparação:

Depois de o peixe estar frito, aproveitam o mesmo óleo para o molho, cozem as rodelas de cebola e um pouco de vinagre e juntam uma folha de louro. O molho é deitado por cima do peixe frito, que foi colocado dentro de uma tigela de esmalte ou qualquer outro recipiente um pouco fundo.
O peixe preparado com molho de escabeche é muito frequente ouvir chamar de peixe escabixado.

Sem comentários:

Enviar um comentário